Focamos o Capital Humano, não a deficiência.

TENHA SEU ARTIGO PUBLICADO EM NOSSO SITE. ENVIE-O PARA consieconsultoria@gmail.com. publicaremos seu artigo após análise do conteúdo. 

Contextualizando a Educação Inclusiva e a formação de Professores - Ana Carolina Machado Ferrari

Incluir o aluno com deficiência não é apenas permitir, por meios legais, sua permanência na escola regular. Fazem-se necessárias modificações para motivá-lo no processo de ensino-aprendizagem, a fim de desenvolver suas competências. Inserir o aluno com deficiência em uma sala de aula regular deve contar com o aparato de mecanismos de interação, ações pedagógicas que suplementem, completem e apóiem o saber fazer de maneira flexível, atendendo as necessidades dos alunos e favorecendo seu desenvolvimento escolar. Os métodos de ensino devem seguir critérios que resultem em novos aprendizados.

 

A inclusão dos deficientes: tudo começa nas "entrelinhas" da terminologia - Sandra Andrade Castro

O artigo aponta a preocupação sobre as terminologias utilizadas para uma categoria social – os deficientes, que enfrenta exclusões e preconceitos diversos. O objetivo principal é refletir sobre as transformações dos termos utilizados para designar as deficiências e seus sujeitos e definir qual o termo mais adequado para essas pessoas, numa época em que se fala tanto em inclusão social.


Inclusão Escolar: Levantando Possibilidades, Encarando As Dificuldades - Karla Fernanda Wunder Silva

O presente artigo trata da temática inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, propondo uma reflexão sobre o significado do termo inclusão e sua aplicação prática no dia a dia da escola regular.

 

A inclusão que ensina - Daniela Talamoni Verotti e Jeanne Callegari

Matheus Santana da Silva, 14 anos, autista, estuda numa turma regular de escola pública em São Paulo desde a 1ª série. A história dele é a prova de que, apesar das dificuldades, incluir crianças com necessidades especiais beneficia a todos

 

Com ou sem inclusão, cada um no seu ritmo - Giselle Hirata  

Respeitar a evolução de todos os estudantes é fundamental para garantir o avanço deles nas diversas áreas

 

Cinco perguntas e respostas sobre inclusão de alunos surdos - Paula Nadal

Respondemos a cinco dúvidas comuns sobre os programas governamentais e a oferta de materiais de apoio para incluir os alunos com deficiência auditiva nas turmas regulares

 

Um laboratório de educação à distância para pessoas com necessidades especiaisFátima Maria Azeredo Melca Gerson Fonseca Ferreira
 A sociedade brasileira é composta pela diversidade étnica e cultural de diferentes grupos com desigualdades no acesso a bens econômicos e culturais, em que os determinantes de classe social, raça e gênero atuam de forma marcante. Entre os excluídos, estudos chamam a atenção para a parcela da sociedade constituída por pessoas com necessidades especiais.

Contacto

CONSIE Consultoria em Inclusão Organizacional e Educacional

consieconsultoria@gmail.com

Belo Horizonte

(31) 9639-1978

Procurar no site

Tags

A lista de tags está vazia.

CONSIE Consultoria - Inclusão e Responsabilidade Social

Crie o seu site grátisWebnode