Focamos o Capital Humano, não a deficiência.

Instituições Educacionais

 A educação inclusiva é uma política fundamentada na concepção de direitos humanos e defende o direito que todos os alunos têm, de acesso e permanência na escola, sem qualquer forma de discriminação. Exige por isso uma mudança na lógica de exclusão até então predominante nas escolas que, para tornarem-se verdadeiramente inclusivas, deverão atender a todos os alunos com um trabalho de qualidade, reconhecendo e valorizando suas diferenças e desfazendo preconceitos.

 

Para a efetivação do processo de inclusão, se faz necessário que haja mudanças na perspectiva educacional, que possibilite à escola atender a todos os educandos, independente de suas características físicas, intelectuais, sociais, culturais, lingüísticas, entre outras.

 

 A partir da Conferência Mundial sobre Educação para Todos (1990) e da Declaração de Salamanca (1994), as pessoas com deficiências passaram a ter direitos garantidos, como os demais cidadãos. A escola passa a viver o desafio de ser uma para todos, de não reproduzir no âmbito escolar o movimento tão premente em nossos tempos de homogeneização dos seres, de abafamento das singularidades e das diferenças.

 

Para se ter uma educação verdadeiramente inclusiva, que atenda a necessidades de todos os alunos com qualidade, a instituição educacional deve estar habilitada para trabalhar e entender as especificidades de cada membro acadêmico, pois só assim poderão atuar de forma competente junto aos alunos, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma significativa.

 

A CONSIE, pautada na Responsabiliadde Social e no Respeito à diversidade, assessora as instituições educaionais para o recebeimento dos alunos com deficiência e com necessidades educacionais especiais, desde a sensibilização da comunidade escolar até a capacitação de professores e gestores para a promoção de uma inclusão verdadeira e de qualidade.

CONSIE Consultoria - Inclusão e Responsabilidade Social

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